DevSecOps é um conceito que congrega diversas estratégias de segurança na criação de softwares. Para que um software ou, então, qualquer aplicação digital seja segura para todos seus usuários, é necessário que desde sua criação tenha a seu serviço medidas e instrumentos de proteção.
Este cuidado é o que permite que um software seja confiável durante seu lançamento e não sofra com ataques de hackers em sua produção, assim como também evita dados vazados Os próprios desenvolvedores podem se sentir mais seguros ao aplicar o conceito DevSecOps em seu trabalho.
O que é o DevSecOps?
DevSecOps é uma estratégia que reúne as melhores ferramentas e medidas de segurança digital, colocando-as à disposição da equipe de desenvolvedores durante a criação de um software. Por meio do conceito, a equipe de desenvolvimento se torna mais familiarizada com as práticas de segurança e as integra em suas operações.
Desenvolvimento e segurança são duas áreas independentes, portanto, necessitam dessa estratégia para se unirem no projeto. E, quando combinadas, o resultado é um produto seguro, poderoso e que oferece o melhor serviço sem comprometer a segurança, em especial os dados dos seus usuários.
O que significa DevSecOps?
A sigla DevSecOps vem da reunião de pelo menos 3 termos: dev de desenvolvedores, sec de segurança e ops de operações. Esses três termos são as áreas que constituem o próprio conceito: essa estratégia reúne o time de desenvolvimento com as medidas e instrumentos de segurança em uma só operação.
Dentro do software, essa filosofia significa que o produto será mais protegido por uma série de recursos e, até mesmo, outros softwares e entregará privacidade aos usuários. O próprio time de desenvolvimento ganha mais segurança ao trabalhar com essas estratégias.
Por que é importante?
É fundamental que o conceito seja adaptado para qualquer empresa que trabalhe com o desenvolvimento de aplicativos e softwares. O assunto “privacidade de dados” vem se tornado cada vez mais discutido, e usuários já se atentam à segurança do produto. Entregar um software com falhas na segurança pode render, não só perda de mercado como também em processos, de acordo com a Lei de Proteção de Dados – LGPD.
Portanto é importante ter as melhores ferramentas para praticar o DevSecOps em seu negócio, e a Rain Forest é a plataforma de cibersegurança perfeita para seu time de desenvolvimento. A ferramenta oferece prevenção de fraudes, scanner para falhas e proteção contra diversos riscos digitais – é o recurso ideal para trazer segurança para seu software.
Benefícios do DevSecOps
Trazer mais segurança para o desenvolvimento de softwares só traz benefícios, tanto para a equipe, quanto para o aplicativo em si e também seus usuários. No fim, todos aqueles que se relacionam com o serviço poderão sair mais satisfeitos com o DevSecOps.
Separamos uma seleção dos melhores benefícios em aplicar o sistema no desenvolvimento de aplicativos. Você verá como os softwares poderão ser até mesmo comercialmente interessantes com as ferramentas de segurança.
- Maior apelo com o público que procura serviços seguros;
- Previne fraudes;
- Mais segurança para o time de desenvolvedores;
- Previne o roubo de dados;
- Previne possíveis problemas com clientes no futuro;
- Detecta falhas precocemente;
- Educa a empresa e cria a política de segurança cibernética.
Todos esses benefícios você pode ter em seu desenvolvimento com adaptações simples e a contratação de serviços certos, como a Rain Forest – vale a pena incrementar o DevSecOps em sua rotina!
Como funciona o DevSecOps?
Para o DevSecOps funcionar, é necessário haver uma integração no desenvolvimento e as ferramentas de segurança. Processos como análise, testes, checagens e sobretudo planejamento também devem estar presentes.
Sem o devido estudo de caso, que é uma análise séria de quais as necessidades do desenvolvimento do aplicativo em questão é impossível implementar a estratégia. Além disso, é fundamental conscientizar todos profissionais sobre as necessidades básicas de segurança de dados.
Quais as principais ferramentas do DevSecOps?
Existem ferramentas específicas para o uso do DevSecOps e que, obrigatoriamente, devem estar bem posicionadas em sua estratégia. Todas elas trazem a segurança necessária para seu negócio, e se destacam entre a seleção das mais essenciais:
- Ferramentas para testes de seguranças;
- Ferramentas de análise de software;
- Ferramentas para testes integrativos;
- Ferramentas para testes dinâmicos.
Com essa seleção de recursos, o DevSecOps poderá ser adaptado para sua equipe e o desenvolvimento de sua empresa sem maiores problemas. E, com isso, poderá ter muito mais resultado e garantia com seu software. Não deixe de trazer segurança para sua equipe de desenvolvimento, contrate serviços de segurança como a Rainforest Technologies para suas operações. Seus softwares serão ainda mais poderosos comercialmente, amparados por mecanismos de proteção digital.