Compreender o funcionamento da estratégia customer success é extremamente importante para as empresas que desejam melhor experiência do cliente com o produto comercializado. Logo, não é mistério nenhum que ter esse dado implica diretamente em uma melhora significativa nos resultados do empreendimento.
Nos dias de hoje, a experiência que o consumidor tem com o seu produto é o que faz o sucesso da sua marca – os clientes valorizam isso. Portanto, conseguir fornecer uma excelente experiência com seu produto é um dos grandes passos para o sucesso.
Para que serve o customer success?
O customer success serve para melhorar a experiência que o cliente tem com os produtos do seu negócio. Esse ato é feito através do investimento em várias práticas que permitem a empresa auxiliar o comprador a aproveitar o máximo do produto obtido.
Cabe informar que a estratégia é diferente do suporte técnico ao cliente. Enquanto este espera o usuário procurá-lo para sanar dúvidas e resolver questões, a área de customer success busca ativamente o cliente a fim de propor sugestões de uso do produto, coleta de avaliações e diversos outros pontos que auxiliam o negócio em melhorias.
Benefícios do customer success
O foco da estratégia em melhorar a experiência que o cliente tem com o produto de seu negócio proporciona diversos benefícios importantes. Seguem os mais observados nos empreendimentos bem sucedidos com a prática:
- Maximizar a satisfação do cliente;
- Reter mais compradores;
- Aumentar os lucros do negócio;
- Receita mais previsível.
Dado todos esses benefícios, percebe-se a importância de investir na estratégia para uma vida longa e muito boa do negócio. Apesar dessa carga de vantagens, alguns negócios precisam de mais fontes de conhecimento para guiarem melhor as suas práticas. Toda a bagagem que seu empreendimento precisa está nos livros da Receita Previsível – confira nosso catálogo e adquira todo o conhecimento possível sobre o tema!
Como construir uma estratégia de customer success?
A construção do customer success acontece com o negócio analisando quais são as expectativas que o cliente possui ao obter algum produto ou serviço. Após isso, coleta-se esses dados e deve-se analisar se o produto comercializado consegue suprir essa ideia desejada pelo cliente.
Todos esses passos precisam ser realizados por uma equipe de profissionais bem preparados e escolhidos cuidadosamente para garantir um excelente trabalho. Também, não se deve esquecer de alinhar a estratégia com os objetivos do negócio a fim de garantir as melhorias citadas anteriormente.
Como implementar a área de customer success na empresa?
A implementação do customer success na empresa ocorre através da preparação de uma equipe para oferecer todas essas possibilidades ao cliente. Junto a isso, também é preciso estudar o cenário para perceber quais são as ideias mais interessantes e aplicáveis ao negócio.
Por conta dessa exigência, é necessário investir em treinamentos e desenvolvimentos internos do negócio para conseguir aplicar a estratégia da maneira que mais se adequa ao perfil e objetivo do empreendimento. Essa capacitação deve envolver desde o uso da tecnologia a favor da estratégia como, também, no processo de tratamento e compreensão do cliente.
Quais ferramentas de gestão de customer success?
As principais ferramentas para gerenciar a estratégia de customer success são os emails, relatórios e um fluxo constante de onboarding. Todas elas bem combinadas auxiliam a automatizar diversos processos comunicativos que seriam desgastantes para os seus profissionais e ao cliente.
Como a comunicação é decisiva para manter o consumidor informado sobre pontos importantes do negócio, é necessário estar atento para diminuir erros comuns dessa etapa. Com as ferramentas citadas, seu negócio consegue retirar boa parte dos atrasos, envio de informações incorretas e outros problemas que prejudicam a relação com o consumidor.Conte com os serviços da Receita Previsível para conseguir utilizar todos esses conhecimentos da melhor forma possível e ter a melhora de resultados que nossos anos de experiência no mercado podem te oferecer!