A África é um continente repleto de destinos fascinantes, com atrativos para todos os estilos de viajantes. Safáris, trilhas, vinícolas, esportes de aventura, contato com diferentes etnias, visita a locais históricos e passeios por mercados tradicionais são apenas algumas das experiências que você pode curtir no continente africano.
Que tal algumas inspirações?
6 atrativos turísticos para incluir no seu roteiro pela África
1. Parque Nacional do Kruger – África do Sul
O Kruger é a maior reserva de vida selvagem da África do Sul. O parque abriga uma impressionante diversidade de espécies, incluindo os famosos “big 5” – leões, leopardos, búfalos, elefantes e rinocerontes. Com paisagens que variam de savanas abertas a densas florestas, o Kruger oferece uma experiência de safári incomparável e a oportunidade de explorar um dos ecossistemas mais ricos e bem preservados do continente africano.
2. Stellenbosch – África do Sul
Fundada em 1679, Stellenbosch é uma charmosa cidade que se destaca por sua arquitetura colonial, ruas de paralelepípedos e edifícios históricos bem preservados. Reconhecida como o coração de uma das regiões vinícolas mais prestigiadas da África do Sul, a cidade oferece a oportunidade de explorar vinhedos deslumbrantes e degustar vinhos premiados. Além de sua renomada tradição vinícola, Stellenbosch conta com uma vibrante cena cultural e gastronômica, com excelentes restaurantes e galerias de arte.
3. Canais de Ganvié – Benin
Ganvié, conhecida como a “Veneza Africana” e classificada como Patrimônio Mundial, foi fundada no século XVI como refúgio para a etnia Tofi, que, assim, evitou ser escravizada. A cidade é um labirinto de canais e palafitas, onde a vida cotidiana acontece sobre a água. Navegar pelos canais e observar de perto o modo de vida dos habitantes, que utilizam barcos para todas as suas atividades diárias, é uma experiência encantadora.
4. Onigboló – Benin
Onigboló abriga uma das etnias mais fascinantes do Benin: os Holi, também conhecidos como “ije”, um povo de religiões tradicionais africanas que preserva até hoje a prática da tatuagem e escarificação corporal. Ao visitar o local, é possível conhecer os habitantes, seu modo de vida e sua rica cultura, além das belezas naturais da região, como os campos cultivados e as pequenas florestas sagradas.
Quer conhecer o Benin? Confira nossa sugestão de roteiro!
5. Parque Nacional Real de Hlane – Essuatíni
O Parque Nacional Real de Hlane, uma das principais reservas de vida selvagem de Essuatíni, oferece uma experiência memorável de safári e contato com a natureza. O parque abriga uma rica diversidade de fauna, incluindo grandes manadas de elefantes, rinocerontes brancos, leões e antílopes. Além dos safáris guiados, é possível e até mesmo comum avistar hipopótamos e rinocerontes nos acampamentos do parque.
6. Igrejas escavadas de Lalibela – Etiópia
Lalibela, conhecida como a Jerusalém Africana, é o principal local de peregrinação para os cristãos ortodoxos etíopes. Fundada no século XII pelo imperador Lalibela, a cidade é famosa por suas impressionantes igrejas esculpidas diretamente na rocha vulcânica, como as famosas Igreja de São Jorge (Bet Giyorgis), esculpida na forma de uma cruz, e a Igreja de Bet Medhane Alem, a maior delas. Por estarem embaixo da terra, as igrejas de Lalibela são conectadas por uma rede subterrânea de túneis e valas.
Ficou com vontade de conhecer alguns desses lugares da África?
A Adventure Club, uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza e turismo cultural, te leva para todos eles. Para saber mais sobre os roteiros, é só entrar em contato com alguém da equipe. Prepare-se para uma experiência emocionante do começo ao fim!