Uma ótima opção de carreira para pessoas criativas que desejam ter a estabilidade oferecida por uma carreira mais tradicional. Mas se você não tem um diploma de marketing, ainda assim pode se dar bem na indústria? A verdade é que a maioria dos gerentes de contratação está procurando um portfólio forte, experiência de trabalho anterior e desejo de aprender.
Portanto, se você estiver interessado em entrar no marketing sem precisar comprar diploma, continue lendo para descobrir como colocar o pé na porta.
Você pode se tornar um profissional de marketing sem um diploma?
Sim. Muitos especialistas na área não eram formados em marketing quando conseguiram seu primeiro emprego, e muitos são autodidatas.
Como você se torna um profissional de marketing sem um diploma?
- Aprenda os fundamentos
- Escolha sua especialização
- Desenvolva habilidades de marketing relevantes
- Aprenda ferramentas e softwares essenciais com base em sua especialização
- Considere um Bootcamp ou Certificado
- Desenvolva Amostras Fortes, Trabalhe em Projetos Voluntários e Construa um Portfólio Sólido
- Encontre um mentor
- Faça um Estágio
- Sempre Rede
- Crie um currículo polido e prepare-se para entrevistas
Existem várias maneiras de se tornar um profissional de marketing sem um diploma, incluindo caminhos autodidatas, bootcamps e certificados.
Mas seja qual for o caminho que você escolher, certifique-se de fazer o seguinte:
Aprenda os fundamentos
Para entrar no mundo do marketing, você deve começar aprendendo sobre os princípios que fundamentam tudo.
Entenda o Objetivo do Marketing Digital
O objetivo do marketing digital é atrair clientes, fornecendo-lhes informações valiosas sobre seu produto e, finalmente, persuadi-los a fazer uma compra.
Saiba o valor de um bom conteúdo
Todo o conteúdo, seja criado para uma postagem de blog, vídeo ou página de destino, deve fazer estas três coisas:
- envolver o leitor
- entreter o leitor
- Forneça informações valiosas
geração de leads
A geração de leads ajuda as empresas a adquirir novos clientes em potencial qualificados. Para ser eficaz na geração de leads, você precisa entender o que seus clientes desejam, onde obtêm suas informações e como se comunicam com outras pessoas.
Conheça os Vários Canais de Marketing Digital
Compreender como diferentes canais de marketing digital alcançam diferentes clientes é a chave para o sucesso como profissional de marketing. No entanto, é importante lembrar que nem todos os canais se adequam ao seu negócio. Você precisa avaliar cada um e garantir que funcionará para seus objetivos específicos antes de começar a usá-lo.
Escolha sua especialização
As habilidades necessárias para ter sucesso no marketing digital estão mudando constantemente. Ao focar em uma área do marketing digital, você pode se diferenciar da concorrência.
Aqui estão algumas especializações que você pode escolher:
Gerenciamento de mídia social
O marketing de mídia social envolve a promoção dos produtos ou serviços da sua empresa usando redes de mídia social. Eles precisam possuir uma compreensão profunda das plataformas e algoritmos de mídia social, gerenciar orçamentos de clientes e otimizar campanhas publicitárias.
SEO
SEO (ou otimização de mecanismo de pesquisa) envolve estratégias para melhorar a visibilidade de um site ou página da Web nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Os especialistas em SEO geralmente fazem otimização “na página” e “fora da página” para um site, como criação de conteúdo, avaliação do código-fonte de um site ou aquisição de backlinks e promoção de conteúdo.
PPC
PPC, ou pay-per-click, é uma estratégia de marketing em que os anunciantes pagam para exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa. Os especialistas em PPC devem ser capazes de pensar estrategicamente sobre a melhor forma de criar anúncios que atraiam clientes em potencial, como quais palavras-chave segmentar, como criar uma cópia atraente e como criar páginas de destino de alta conversão.
Marketing de email
As campanhas modernas de marketing por e-mail visam levar os usuários a realizar uma ação, como comprar um produto ou se inscrever em um serviço.
Um profissional de marketing por e-mail bem-sucedido deve ter as seguintes habilidades:
- Uma compreensão profunda das melhores práticas de email marketing
- A capacidade de otimizar e-mails para máximo engajamento e conversão
- Fortes habilidades analíticas
- A capacidade de escrever bem
Marketing de vídeo
O marketing de vídeo abrange vários tipos de conteúdo, desde vídeos curtos de um minuto no Facebook até documentários de longa-metragem. O marketing de vídeo é uma ótima maneira de contar histórias e se conectar com os espectadores, levando a novos públicos, mais tráfego e mais vendas.
Os profissionais de marketing de vídeo devem possuir habilidades básicas de produção de vídeo, escrita de roteiro e edição. Habilidades adicionais, como gráficos em movimento e edição de áudio, só ajudarão a enriquecer seus vídeos e destacá-los ainda mais.
Marketing de produto
O marketing de produto geralmente envolve o lançamento bem-sucedido de um produto, incluindo seu posicionamento e mensagens. Os profissionais de marketing de produtos se concentram na experiência geral do produto – o resultado de todos os esforços de marketing, vendas, design, UX, engenharia e muito mais. Eles pesquisam as necessidades dos clientes e trabalham com designers para definir o diferencial de seus produtos no mercado.
Anúncio
A publicidade é uma forma de comunicação entre uma organização e seu público sobre um produto ou serviço. É usado para informar os compradores sobre o produto ou serviço anunciado. Os principais exemplos incluem anúncios de TV, rádio, jornais ou revistas e publicidade online, como PPC, Facebook ou anúncios gráficos.
Relações Públicas
Relações públicas é a arte de construir, manter e proteger relacionamentos com a mídia e o público. Para uma empresa, é vital se envolver em relações públicas para construir a confiança de seus clientes e mantê-los engajados. Isso pode ser feito por meio de postagens nas mídias sociais ou comunicados à imprensa, mas a verdadeira mágica vem de ter uma estratégia simples que você segue de forma consistente.
Marketing de influenciadores
Fonte: Storyclash
O marketing de influenciadores é uma maneira de construir sua marca ao se envolver com pessoas influentes em seu setor. Os influenciadores conquistaram muitos seguidores nas mídias sociais e outras plataformas porque são vistos como especialistas em seu campo. Usar o público de um influenciador para promover sua empresa pode ajudá-lo a alcançar novos clientes, aumentar a visibilidade da marca e conquistar a confiança de clientes em potencial.
Desenvolva habilidades de marketing relevantes
O marketing é um campo complexo que requer um conjunto diversificado de habilidades e conhecimentos. Vamos explorar algumas das habilidades que você deve possuir.
Habilidades técnicas
- Pesquisa de mercado. Um bom profissional de marketing reúne informações sobre clientes, concorrentes e o mercado para entender quais produtos e serviços estão em demanda.
- Criação de conteúdo. O conteúdo é a base de qualquer boa estratégia de marketing. As habilidades de conteúdo ajudam você a se expressar de forma clara e concisa.
- Design gráfico. Um ótimo design ajuda você a criar conteúdo visualmente atraente, o que gera engajamento com sua marca.
- SEO/Marketing de Mecanismo de Busca. Essas habilidades permitem que você entenda como tornar seu conteúdo mais visível para as pessoas que o procuram organicamente ou por meio de anúncios pagos .
- Marketing de email. As empresas valorizam os funcionários que se comunicam e constroem relacionamentos com os clientes. Ter habilidades de marketing por e-mail ajuda você a fazer exatamente isso.
- Gerenciamento de mídias sociais. As habilidades de mídia social ajudam você a se conectar com clientes em potencial, criar uma presença e lealdade na mídia social e aprender sobre as necessidades dos clientes.
- Gerenciamento de projetos. As organizações valorizam as habilidades de gerenciamento de projetos porque ajudam os funcionários a gerenciar seu tempo, cumprir prazos e garantir que tenham todos os recursos necessários para concluir seu trabalho.
- Análise de dados. Compreender os dados ajuda a identificar as necessidades de seus clientes, prever o futuro e desenvolver estratégias para garantir o sucesso de sua empresa.
- Automação de marketing. Essas habilidades permitem que tarefas repetitivas sejam automatizadas, gastando mais tempo com estratégia e criatividade.
Habilidades interpessoais
- Criatividade. Ser criativo permite que você desenvolva ideias únicas e inovadoras que ajudarão a empresa em que você trabalha a se destacar da concorrência.
- Organização. Ser organizado ajuda você a acompanhar todas as partes móveis, ficar por dentro de seus projetos e garantir que tudo seja feito no prazo.
- Comunicação. Como profissional de marketing, você deve se conectar com o público e transmitir efetivamente sua mensagem como marca.
- Flexibilidade e adaptabilidade. Essas são habilidades essenciais para os profissionais de marketing porque ajudam você a se abrir para novas ideias e oportunidades. Eles também permitem que você fique calmo e controlado quando as coisas não saem como planejado.
- Habilidades de pessoas. Os profissionais de marketing precisam ser capazes de se comunicar com todos os tipos de pessoas, desde o departamento de marketing até os clientes.
- Persuasão. Um dos princípios básicos do marketing é a persuasão. Isso ajuda a convencer as pessoas de que vale a pena comprar seu produto ou serviço e pode aumentar as vendas.
- Trabalho em equipe. Como profissional de marketing, você precisa colaborar com os membros de sua equipe, compartilhar conselhos e encontrar soluções em grupo.
- Solução de problemas. Os profissionais de marketing sempre precisam encontrar soluções para quaisquer problemas que possam surgir. Você precisa ser capaz de identificar o que há de errado com uma campanha de marketing e encontrar soluções.
- Gerenciamento de tempo e multitarefa. Essas habilidades permitem que você trabalhe com muitas pessoas simultaneamente e o ajudam a se manter organizado.
- Mentalidade de aprendizagem contínua . O marketing é um campo em constante mudança. Os algoritmos mudam diariamente e você deve acompanhar as novas tendências de marketing.
Aprenda ferramentas e softwares essenciais com base em sua especialização
Se você é novo no marketing, as ferramentas e o software necessários para começar podem parecer assustadores. Aqui estão algumas ferramentas que você precisa aprender, dependendo da sua especialização:
Gerenciamento de mídia social
Como gerente de mídia social, você precisará de várias ferramentas para acompanhar a criação de conteúdo, agendamento ou engajamento.
- Criação de conteúdo : você pode usar o WordPress ou o Squarespace para criar postagens de blog ou páginas de destino para anunciar nas mídias sociais. Você também pode usar o Canva para criar gráficos e infográficos para redes sociais.
- Agendamento : postar nas mídias sociais na hora certa do dia pode afetar significativamente seus níveis de engajamento e sua receita de anúncios. Use Hootsuite ou Buffer para agendar quando você postar em cada plataforma.
- Escuta social : a mídia social é uma via de mão dupla – você não está apenas postando para se envolver com seu público, mas também ouvindo o que eles estão dizendo sobre você para poder responder adequadamente em tempo real. Use o SproutSocial para monitorar as menções de sua marca em várias plataformas simultaneamente.
SEO
Como especialista em SEO, as ferramentas ajudam você a se manter atualizado e garantir que seus clientes obtenham os melhores resultados possíveis.
- O Ahrefs é ótimo para obter informações sobre os backlinks e palavras-chave de seus concorrentes – ver o que eles estão fazendo bem e como você pode melhorar. Você também pode usá-lo para coletar dados sobre páginas específicas em seu site para ver como elas são classificadas nos mecanismos de pesquisa.
- O Semrush é outra ferramenta que permite ver o desempenho de seus concorrentes, para que você possa ter uma ideia de onde eles estão se destacando e onde há espaço para melhorias da sua parte. Também ajuda a determinar quaisquer alterações inesperadas em seu site.
- O Google Analytics e o Google Search Console fornecem informações sobre o tráfego em seu site – quanto tráfego existe no geral e de onde vêm esses visitantes. Essas informações podem ajudar a orientar decisões sobre que tipo de conteúdo você precisa criar ou qual conteúdo pode se beneficiar de ser mais promovido.
PPC
Os especialistas em PPC geralmente trabalham com Google Ads, Facebook Business Manager e Spyfu.
- O Google AdWords é uma ferramenta gratuita que permite criar e gerenciar anúncios para sua empresa no Google. É aqui que você configurará suas campanhas publicitárias e as gerenciará ao longo do tempo.
- O Facebook Ads Manager é outra ferramenta gratuita que permite criar e gerenciar anúncios para sua empresa no Facebook. É aqui que você criará conjuntos de anúncios, segmentará públicos específicos e acompanhará o desempenho de seus anúncios no Facebook.
- Spyfu é uma ferramenta online que ajuda você a espionar seus concorrentes e pesquisar palavras-chave para usar em campanhas de publicidade paga para Google ou Facebook.
Marketing de email
Os profissionais de marketing por e-mail usam Mailchimp e MailerLite para projetar e codificar seus e-mails.
O HubSpot também é popular entre os profissionais de marketing por e-mail, pois os ajuda a acompanhar o desempenho de suas campanhas e medir o ROI.
Considere um Bootcamp ou Certificado
Se você deseja entrar no marketing sem um diploma, considere pelo menos um bootcamp ou um certificado. Bootcamps são programas de curta duração que geralmente duram entre três e seis meses. Eles podem ser concluídos em menos de 30 dias, mas a maioria leva de dois a quatro meses. Os certificados de marketing digital costumam ser mais intensivos e exigem mais comprometimento. Você aprenderá noções básicas de marketing, incluindo como criar uma estratégia, redigir textos e entender análises básicas. Você também obterá alguma experiência prática na criação de campanhas e no trabalho com clientes.
Desenvolva Amostras Fortes, Trabalhe em Projetos Voluntários e Construa um Portfólio Sólido
Mostre aos empregadores em potencial que você tem o que é preciso para ter sucesso no marketing, apresentando amostras sólidas. Demonstre sua capacidade de planejar, organizar e executar um projeto de marketing do início ao fim.
Comece a se candidatar a projetos voluntários em empresas que lhe interessam e trabalhe para elas paralelamente. Muitas empresas estão procurando estagiários que possam ajudar em seus esforços de marketing, mas não têm orçamento para funcionários em tempo integral.
Por fim, certifique-se de que tudo o que você faz tenha algum tipo de pegada digital ou portfólio.
Encontre um mentor
Um mentor é um profissional de marketing digital que pode ajudá-lo a entender os meandros do setor, orientar sua carreira em marketing e fornecer acesso à rede deles. Eles também ensinarão como começaram no setor de marketing e o que aprenderam.
Faça um Estágio
Se você está procurando uma maneira de entrar no marketing que não exija um diploma, um estágio pode ser a oportunidade perfeita. Um estágio é uma chance de obter experiência e treinamento valiosos.
Sempre Rede
O networking é fundamental para uma carreira de sucesso no marketing digital. Aqui estão os melhores lugares para fazer isso acontecer:
O LinkedIn é o melhor lugar para os profissionais de marketing B2B se conectarem com outras pessoas em seu campo e encontrarem leads em potencial. Também é uma ótima maneira de entrar em contato com empresas que possam estar contratando e encontrar vagas de marketing digital.
Comunidades on-line
Também existem inúmeras comunidades online relacionadas ao marketing, e muitas delas são específicas para determinados setores ou nichos. Isso permite que você se conecte com outros profissionais de marketing que tenham interesses semelhantes ou trabalhem em áreas semelhantes para que você possa compartilhar recursos, conselhos e ideias.
Conferências e Encontros
Por fim, conferências e encontros são ótimas maneiras de conhecer novas pessoas enquanto aprende mais sobre seu setor.
Crie um currículo polido e prepare-se para entrevistas
Certifique-se de que seu currículo de marketing esteja atualizado, claro e conciso. Inclua seu histórico educacional, estágios ou experiência de trabalho. Seu currículo deve refletir as habilidades e experiências mais relevantes para a posição de marketing para a qual você está se candidatando.
Antes de uma entrevista, pratique respondendo a perguntas comuns de entrevistas de marketing com alguém que já trabalha com marketing.
Quanto você pode ganhar como profissional de marketing?
Com as habilidades e experiência certas, os profissionais de marketing têm potencial para ganhar muito dinheiro. Aqui estão os salários médios de acordo com o nível de experiência.
Nível de entrada
De acordo com o Indeed , o salário de um gerente de marketing iniciante é de $ 51.550 por ano. Os profissionais de marketing iniciantes geralmente têm menos de dois anos de experiência.
Nível médio
Marcadores de nível médio, no entanto, fazem uma média de $ 98.085 por ano. Isso inclui um salário base de $ 78.854 por ano.
Nível sênior
Os profissionais de marketing de nível sênior têm anos de experiência em marketing. Eles ganham uma média de $ 114.582 por ano.
Empregos de marketing de nível básico para os quais você pode se candidatar sem um diploma
Existem várias opções de empregos em marketing sem diploma, para que você possa colocar o pé na porta e começar a construir sua carreira em marketing digital . Vamos explorar alguns deles.
assistentes de marketing
Apoiar os gerentes de marketing e especialistas que criam e executam os planos de marketing da empresa.
Coordenadores de mídia social
São responsáveis por gerenciar as contas de mídia social de uma empresa ou organização. Eles ajudam a criar conteúdo, gerenciar seguidores e públicos-alvo e monitorar análises para ajudar seus clientes a atingirem seus objetivos.
Redatores Júnior
Trabalhe com os escritores mais experientes e seniores para criar campanhas publicitárias atraentes.
Especialistas em SEO Júnior
São responsáveis por conduzir pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e pesquisa de backlinks. Eles costumam apoiar os gerentes de SEO em suas tarefas do dia-a-dia.
Associados Júnior de Pesquisa Paga
Ajude a criar e otimizar campanhas publicitárias para direcionar o tráfego para os sites de seus clientes.
Associados de marketing por e-mail
São responsáveis por criar e enviar campanhas de e-mail. Eles criam o conteúdo e copiam, projetam o layout e garantem que todos os links funcionem corretamente.
Assistentes de relações públicas
São responsáveis por agendar entrevistas, redigir press releases e outros materiais e coordenar eventos.
Coordenadores de Marketing
Planeje e implemente campanhas, gerencie orçamentos e mantenha a equipe no caminho certo para atingir as metas.
Coordenadores de contas
Garanta que clientes, clientes e fornecedores obtenham as informações corretas no momento certo.
Especialistas em Comunicação
Ajude as organizações a se comunicarem de forma eficaz com seus funcionários, clientes e outras partes interessadas.
Perguntas frequentes sobre como se tornar um profissional de marketing
Temos as respostas para suas perguntas mais frequentes.
Você pode aprender marketing por conta própria?
Sim. Mas você tem que estar comprometido, dedicado e disposto a dedicar o tempo necessário para isso. Depois de aprender o básico, você pode conseguir um estágio, se inscrever em um curso de marketing digital ou começar a trabalhar como freelancer paralelamente.
Como saber se o marketing é para mim?
O marketing pode ser para você, se você deseja trabalhar em um ambiente divertido e de ritmo acelerado. Você trabalhará com pessoas de todo o mundo e em muitos projetos diferentes, portanto, precisará se comunicar com elas de maneira eficaz.
Você também precisará se sentir confortável em tomar a iniciativa e trabalhar em seus projetos de forma independente.
Marketing é difícil de entrar?
O marketing é um campo que pode ser difícil de entrar porque requer muitas habilidades e conhecimentos que você ainda não possui. Mas se você estiver disposto a dedicar tempo e esforço, essa também é uma das carreiras mais gratificantes. Você será bem pago pelo que faz e terá oportunidades de progresso ao longo de sua carreira.
Qual campo de marketing ganha mais dinheiro?
Os campos que ganham mais dinheiro são aqueles que se concentram em redação, design gráfico ou comunicação – em outras palavras, os campos que exigem uma variedade de habilidades de marketing digital.
Alguns dos campos mais bem pagos são SEO, automação de marketing, marketing de conteúdo ou análise.